Dor nas mamas
Tenho dor nas mamas. Preciso me preocupar?
Mastalgia é o termo técnico para dor nas mamas. Estudos epidemiológicos afirmam que até 80% das mulheres terão algum grau de mastalgia ao londo de suas vidas, sendo mais comum durante a fase reprodutiva, e menos comum na pré e pós-menopausa. Entre as mulheres que apresentam dor nas mamas, a minoria terão diagnóstico de câncer de mama já que menos de 2 % dos casos de câncer causam dor.
A mastalgia pode ser classificada em acíclica (quando não relacionada ao ciclo menstrual) ou cíclica (quando estiver associada ao ciclo menstrual).
A mastalgia cíclica é geralmente caracterizada como uma dor "em pontada", acometendo ambas as mamas (principalmente quadrantes super-laterais - local onde há maior concentração de glândula mamária) e pode ocorre durante a ovulação ou no final da segunda fase do ciclo menstrual, tipicamente melhora após a menstruação. Em casos mais graves e raros a dor permanece durante todo o ciclo menstrual. Acredita-se que esta dor está relacionada a um desequilíbrio entre os hormônios estrogênio e progesterona, e o seu consequente aumento dos níveis de prolactina no final do ciclo menstrual.
Já a mastalgia acíclica tem como principal característica a não associação ao ciclo menstrual. Ela tende a ser uma dor bem localizada, as vezes irradia para outras localizações e geralmente não é recorrente. As causas são diversas, sendo as principais listadas a seguir:
- excesso de tecido mamário
- nódulos e/ou cistos mamários
- cirurgia mamária prévia
- trauma
-inflamação/infecção
-ectasia ductal
-síndrome de Mondor (tromboflebite)
- medicamentos (hormônios, anti-depressivos, anti-hipertensivos, ansiolíticos, antimicrobianos)
Toda paciente com mastalgia deve procurar atendimento médico para uma avaliação adequada. Após anamnese e exame físico detalhados será avaliado a necessidade de exames complementares.
O tratamento baseia-se no diagnóstico e é bastante variado. Podemos lançar mão de analgésicos, anti-inflamatórios, alteração do uso de hormônios e orientar uso de sutiãs adequados SEMPRE (tamanho adequado, com alças confortáveis; tops adequados para atividade física; no caso de mamas volumosas, considerar o uso de tops confortáveis para dormir). O uso de Vitamina E, ácido linoleico (óleo de prímula) e a diminuição do consumo de cafeína são medidas com eficácia duvidosa mas valiosas para muitas mulheres. Em casos severos o uso de tamoxifeno e danozol pode ser considerado, mas às custas de diversos efeitos-colaterais.
Na maioria vezes a mastalgia é um evento transitório e que responde muito bem aos ajustes do material de apoio às mamas (uso de sutiãs e tops adequados para cada tipo de mama).
:)









